Cavalos a Venda
Potros a Venda
Potros à Venda

O exame de compra ou exame de intenção de compra, é feito através da escolha de um médico veterinário o qual fará exames no animal e dará um laudo das condições físicas e clínicas do mesmo. A fim de evitar conflitos, o veterinário não deverá ser o mesmo do vendedor. As informações obtidas durante um exame deverão ser resumidas por escrito. Se alguém, como o vendedor, quiser uma cópia, a única forma é pedindo permissão ao potencial comprador, pois tratam-se de informação privilegiadas, contratadas entre o veterinário e o potencial comprador. Muitas vezes o proprietário e o vendedor estarão presentes no exame. Com a permissão do comprador, o veterinário poderá relatar verbalmente achados durante o exame.

O exame de compra é uma sessão de esclarecimentos de fatos e pode ser uma ferramenta útil, tanto para o comprador quanto para o vendedor. Não é uma garantia, uma apólice de seguro, nem um certificado de capacidade, de temperamento, ou mérito. É um exame físico para a avaliação da saúde e da capacidade naquele determinado dia. O exame de compra não pode ser rotulado como um exame definitivo, pois o termo tende a dar uma falsa sensação de garantia para o futuro. Todos os cavalos tem defeitos! Qualquer cavalo pode desenvolver um problema de saúde ou uma manqueira.

O procedimento deve ser realizado na cocheira do cavalo, com a presença do comprador. O indicado é ter também a presença do vendedor para dar informações e responder perguntas sobre o histórico de saúde do animal. A maior ênfase em um exame de compra está em torno das pernas e dos cascos. Pois são os locais mais comuns de se encontrar problemas decorrentes da atividade física. Na maioria das vezes serão requisitados exames complementarem como raio-x e ultrassom.

Os resultados de um exame de compra são mais confiáveis quando feitos em um cavalo em plena atividade física. Quando se é examinado um cavalo que não esteja trabalhando, ele pode parecer bem durante o exame, porém caso seja comprado e colocado na rotina de trabalho pelo novo proprietário, ele pode desenvolver problemas.

Exame de compra

Aprovar ou reprovar?

As diretrizes da associação americana de veterinários especialistas em equinos (AAEP) para relatórios de exame de compra, sugerem que o médico veterinário deve listar todos os achados anormais ou indesejáveis, descobertos durante a avaliação e dar a sua qualificada opinião quanto ao efeito funcional desses achados.

A AAEP sugere ao veterinário "não fazer qualquer determinação ou expressar nenhuma opinião quanto a adequação do animal para o fim pretendido ". Esta questão é uma decisão de negócio que é de exclusiva responsabilidade do comprador, o qual deverá fazer com base em uma variedade de fatores, dos quais o relatório fornecido pelo veterinário, é apenas um deles.

Os veterinários abordam o exame de compra de várias maneiras. Como a maioria dos processos contra veterinários não são baseados em interpretações incorretas dos resultados, e sim em não divulgar os resultados, alguns veterinários fazem "pente fino", apontando cada defeito e irregularidade do animal, lendo o raio-x com um ar de impedimento eminente, mesmo quando, em muitos casos, estejam examinando um cavalo funcionalmente perfeito. Eles estão tentando se proteger. Embora essa abordagem possa manter um veterinário a salvo de uma possível ação judicial, por qualquer das partes, muitas vezes, acaba com o negócio. Tal abordagem não é só difícil para o vendedor como, na maioria das vezes, também para o comprador, o qual poderá ser assustado por uma longa lista, que na realidade, podem ser irregularidades aceitáveis, porém possuem nomes técnicos intimidadores.

Portanto, a situação ideal para ambas as partes é a comunicação e cooperação. Antes de tudo, descreva para o veterinário, um razoável nível de perfeição que o cavalo deverá apresentar para o uso que você tem em mente. Peça para ele descrever os potenciais problemas, e juntos, decidir quais exames deverão ser realizados. Em seguida, o veterinário realiza os testes e relata os resultados. Você, o comprador, decide se o cavalo passa ou reprova no exame de compra, com base nos critérios anteriores e os resultados dos testes. Este é o melhor tipo de exame de compra, porém deve levar certa preparação e tempo.

 

Matrizes a Venda
Matrizes à Venda
Rua Jandir Carvalho Lanes, 102 - São Bernardo do Campo - São Paulo - Brasil
Tel. (11) 4396 2438 - Cel. (11) 9121 0633 - Fax. (11) 4396 2438 - contato@cavalosdesalto.com.br
Todos os direitos reservados ® 2011